quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MAIS UMA DOSE


A cachaça é produzida em todo território brasileiro, é grande o número de alambiques clandestinos. “No Espírito Santo existem aproximadamente 400 alambiques de cachaça, e aproximadamente 120 estão inscritos no Ministério da Agricultura (NOVO, 2011, p. 156).

Quando visitamos um alambique não legalizado e compramos alguns litros da “bendita” com a intenção de presentear aqueles que também admiram essa bebida, podemos nos deparar com cachaças que contenham elementos indesejáveis. “Entre estes elementos estão: a porcentagem alta de cobre, a graduação alcoólica fora dos padrões, componentes secundários além dos limites (acidez volátil, álcool superior, furfural, aldeídos, ésteres em acetato de etila), metanol, ácido cianídrico” (CÂMARA, 2004, p.65).

A Caipira, é uma cachaça produzida em Minas Gerais, trata-se de uma bebida não legalizada. A pinga é nova, mantém no seu aroma primário o cheiro da cana, mas apresenta certa irritação na narina, leve toque acético. O sabor é levemente adocicado, acidez presente, o final se tem a sensação de queimar na boca.

Essa cachaça foi um presente da amiga Lene.



CÂMARA, Marcelo. Cachaça: prazer brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

NOVO, Manoel Agostinho Lima. Viagem ao mundo da cachaça. São Paulo: NewBook, 2011.





Foto: Cavic

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papai Noel x Lobisomem










Ilustração: Cavic

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

curso - degustação de Cachaça


Estará acontecendo no início de 2012 no Mercado Municipal de Curitiba (PR) o curso de degustação de Cachaça ministrado pelo pesquisador e degustador de cachaça Manoel Agostinho Lima Novo.

Quem esta promovendo o curso é a loja especializada em cachaça Vô Milano. Consta que o curso será dividido em oito módulos, sendo seis em sala de aula e os últimos dois em visitas externa.

















Foto: Cavic

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Traz a cachaça, Mané
Eu quero vê, quero vê páia voar


São João Na Roça

Luiz Gonzaga


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vila Maria
























Fotos: Cavic

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Recreio com História...

A animação Recreio com História – Alberto foi produzida pela equipe da TV Paulo Freire e Multimeios do qual faço parte.

Confiram:


























Ilustrações: Cavic

domingo, 20 de novembro de 2011

MAIS UMA DOSE


A cachaça Engenho da Serra é fabricada e engarrafada pela Família Gnatta, Morretes, Paraná.

Mantém um rótulo simples, agradável, tem a imagem de um barracão onde localiza o Engenho da Serra, a garrafa é de 700 ml. A pinga não é registrada falta algumas informações no rótulo, no auge do engenho nos anos de 1980 a bebida era registrada tendo uma grande produção. Conversando com o agrônomo e professor da UFPR, Agenor Maccari Jr, existe um projeto que esta sendo desenvolvido de criação de uma cooperativa em Morretes para legalizar os pequenos produtores de cachaça.


O visual da bebida tem um leve amarelado apesar de ser uma pinga nova, sua aparência é oleosa, escorre no copo.

O aroma vai de encontro a cana, frutas maduras lembrando a jabuticaba.

O sabor é leve, adocicado remetendo a erva-doce, mantem uma acidez no final.

Essa cachaça foi um presente da Suily Terezinha Gnatta, proprietária do restaurante Engenho da Serra e produtora da cachaça que mantém sua história desde 1910.






Fotos: Cavic

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E foi com Bento homem trabalhador
Mas veio um tempo negro em sua vida
Ele garrou na pinga e nunca mais largou



Sina de Violeiro

Renato Teixeira


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Retratos do transporte público‏


Série: Retratos do transporte público 13

Caneta esferográfica
Cavic


Na volta do trabalho percorro 20 quilômetros, na maioria das vezes utilizo o transporte público. Durante esse trajeto procuro observar algumas pessoas e ao chegar em casa elaboro os retratos que deu origem a série Retratos do Transporte Público.

domingo, 6 de novembro de 2011

Lançamento de livro com degustação de Cachaça


Aconteceu em Curitiba (PR) no mês de outubro o lançamento do livro Viagem ao Mundo da Cachaça do pesquisador e degustador de cachaça Manoel Agostinho Lima Novo.

O evento aconteceu na loja Kaxassa Delikatessen onde além da presença do autor foi degustado a cachaça Porto Morretes. A degustação aconteceu em um ambiente muito agradável sendo servido aos convidados caldo de feijão e outros quitutes, Manoel Agostinho relatou que a obra Viagem ao Mundo da Cachaça seria o 12° livro lançado no Brasil sobre cachaça.





Manoel Agostinho
Foto: Sandro Fernandes

Cachaça Porto Morretes



Em relação a cachaça Porto Morrestes consta no livro Viagem ao Mundo da Cachaça a seguinte nota:

A empresa Porto Morretes, no Paraná, que é uma sociedade anônima, produz 100 mil garrafas/ano de cachaça e, entre os sócios, está o jogador de futebol Mozart, que foi campeão pelo clube Coritiba, em 99.

No Paraná existem mil produtores de cachaça, sendo que 90 % estão na informalidade.

As marcas mais famosas do Estado são as cachaças: Alavanca, Companheira, Jamel, Porto Morretes, Quaty, Sagra, Sudoeste e Terra Vermelha.





Fotos: Cavic

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

MAIS UMA DOSE


A cachaça mineira CANDEEIRO apresenta no seu rótulo a ilustração de um carro de boi, não tem informações sobre a bebida apenas composição e o registro do produto no Ministério da Agricultura.

É uma pinga nova, tem boa aparência, escorre bem na lateral do copo.

O seu aroma vai de encontro a cana, a presença de álcool se destaca. O sabor é leve, o final um pouco ácido, retrogosto presente.

No rótulo tem a seguinte frase: “ Por terras mineiras guiando a boiada vai o Candeeiro, uma tradição”.





Foto: Cavic

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cachaça da boa

Vem me beijar

Na madrugada vai se entregar



QUERO VOCÊ

Blues Etílicos