sábado, 3 de abril de 2010

O Bem Amado

Uma boa bebida favorece a socialização.
A cachaça esta presente nas conversas de bar ao redor do balcão, nas comemorações, na gratidão de uma visita e tantas outras situações.


“O preço barato da bebida, a sua possibilidade popular, o seu consumo democrático fizeram da história da cachaça uma história muito parecida com a história do povo brasileiro. Povo e cachaça sempre foram mercadorias subalternizadas, extremamente manipuladas, insultadas, reprimidas e exploradas pelas elites na história brasileira”.CÂMARA, Marcelo. Cachaça: prazer brasileiro. Rio de Janeiro: Maud, p.19, 2004.


A novela O Bem Amado, vinculada na TV no ano de 1973 e também na década de 1980, escrita por Dias Gomes, teve grande sucesso em uma época em que as telenovelas tinham um conteúdo mais elaborado sem as atuais banalizações que vinculam nos canais abertos.
Tem uma cena muito curiosa, onde Odorico Paraguaçu, coronel e candidato a prefeito tenta conquistar seus eleitores oferecendo cachaça. Uma frase resume bem essa cena: “não se conquista o povo só com duas cachaça”.

Confira:




domingo, 28 de março de 2010

Glória à farofa
à cachaça, às baleias

Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história não esquecemos jamais

Salve o navegante negro
Que tem por monumento as pedras pisadas do cais




O Mestre-Sala dos Mares
(João Bosco/Aldir Blanc)