sexta-feira, 6 de abril de 2012

CEVANDO...

A cerveja Soqueira Tiguera Zingiber IPA foi elaborada a partir da receita do amigo Rafael David, trata-se de uma América Índia Pale Ale onde procurei adicionar o gengibre com a intenção de aumentar a refrescância da bebida e enriquecer o seu aroma.

O nome da Soqueira já foi relatado nesse blog, no caso da Tiguera é devido ao fato dessa cerveja ter sido a minha segunda produção e tiguera seria uma planta de menor tamanho, um exemplo disso é o arroz ou o trigo, quando corta um desses cereais deixando a base da planta é chamado de soqueira, quando essa soqueira brota, forma uma planta de menor porte que se dá o nome de tiguera. No caso do nome Zingiber esta relacionado ao nome cientifico do gengibre (Zingiber officinale Roscoe).




A imagem do rótulo representa a mão do trabalhador rural negro, no canto inferior direito o pentagrama usado pelos alquimistas na idade média que relacionava aos poderes da natureza sobre a produção da cerveja. No centro inferior do rótulo apresenta uma estilização da flor do lúpulo.


























Saboreando a "Soqueira Tiguera Zingiber IPA" na cervejaria Bodebrown (Curitiba - PR)


O estilo India Pale Ale, “cerveja do século XVIII, fabricada especialmente para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia durante o período colonial, que enfrentavam calor insuportável e ausência de água potável. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, sujeita a variações de temperatura e muito chacoalhar, a bebida era produzida com bastante lúpulo, oque lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico” (MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009).




Fotos: Rafael David



segunda-feira, 2 de abril de 2012