sábado, 4 de abril de 2015

Alambique Paratycana



O Alambique Paratycana esta localizado a oito quilômetros do centro de Paraty (RJ) no sentido para o Rio de Janeiro, um pequeno trecho da estrada não é asfaltado, cerca de um quilômetro e meio, onde se encontra um pouco esburacada não sendo aconselhável para carros baixos.
O local é conhecido como sítio Santo Antônio no bairro rural do Corumbê, o lugar é muito agradável, a propriedade esta ao lado de uma baía. O alambique foi estrategicamente montado fazendo da gravidade um grande aliado, ao moer a cana o caldo já segue para a sala de fermentação e depois para o alambique que esta localizado em um nível mais abaixo. A cana é plantada no próprio sítio, assim que é colhida já é moída para começar o processo de fermentação e destilação evitando a acidez na bebida como relatou a Maria Izabel que é a proprietária e alambiqueira, a cachaça produzida leva o seu nome. O fermento utilizado segue uma receita tradicional da região tendo o milho como base. A preocupação com a higiene do alambique é de grande importância na produção da cachaça, foi o que argumentou Maria Izabel. O seu destilado segue princípios preestabelecidos ao MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) através de analises químicas, sobre o contaminante carbamato de etila, ela relatou que não estaria presente na cachaça Maria Izabel.
A cachaça produzida é armazenada em tonéis de jequitibá, madeira neutra que não interfere na bebida, e também envelhecida em barris de carvalho. No alambique é possível degustar outras bebidas que ainda não estão à venda, é a Laranjinha Celeste, cachaça nova destilado com folhas de tangerina uma tradição da região de Paraty, e uma reserva especial envelhecida por longo período no barril de carvalho.
A proprietária Maria Izabel é muito hospitaleira, foi paciente em explicar todo o processo da produção e permitir uma degustação de todas as sua cachaças, comentou que esta organizando um ambiente para receber os visitantes para melhor experimentar os seus destilados.

Salve Maria Izabel!


Trecho da estrada de terra



Alambique de cobre

Sala de fermentação


Sala de armazenamento

Degustação das cachaças


Baía em frente ao Sítio Santo Antônio




Fotos: Cavic