domingo, 21 de junho de 2015

Prelúdio da Cachaça

capa do livro - edição de 1986


Para aqueles que tem interesse na Cachaça é necessário conhecer a obra do folclorista Camara Cascudo: Prelúdio da Cachaça.

Segue a introdução do livro:


Cada povo tem sua bebida predileta.

No Brasil, o império é da cachaça: obteve aqui o cunho da nacionalidade. Integra a população. É tão popular e presente como o futebol e o samba. A preponderância da cachaça no gosto do brasileiro apareceu já na colônia, de acordo com notícias que nos dão autos e provisões das autoridades do Reino, tentando coibir o consumo exagerado e os malefícios de seu uso pela população. O povo, na sua exuberante imaginativa, conseguiu até uma legião de santos escolhidos na hagiologia da igreja, para protetores da “caninha”. Entre eles, figura Joana D`Arc, porque “morreu no fogo” e também São Jorge, porque “matou o bicho”.

Basta examinar o adagiário nacional, para que se constate o sem-número de provérbios, adágios, ditos e trocadilhos, presentes em todas as partes. A cachaça figura nas letras dos sambas, nos textos literários, no receituário popular, na macumba e até como aperitivo nos salões requintados, como “abrideira”.