quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MAIS UMA DOSE


A cachaça é produzida em todo território brasileiro, é grande o número de alambiques clandestinos. “No Espírito Santo existem aproximadamente 400 alambiques de cachaça, e aproximadamente 120 estão inscritos no Ministério da Agricultura (NOVO, 2011, p. 156).

Quando visitamos um alambique não legalizado e compramos alguns litros da “bendita” com a intenção de presentear aqueles que também admiram essa bebida, podemos nos deparar com cachaças que contenham elementos indesejáveis. “Entre estes elementos estão: a porcentagem alta de cobre, a graduação alcoólica fora dos padrões, componentes secundários além dos limites (acidez volátil, álcool superior, furfural, aldeídos, ésteres em acetato de etila), metanol, ácido cianídrico” (CÂMARA, 2004, p.65).

A Caipira, é uma cachaça produzida em Minas Gerais, trata-se de uma bebida não legalizada. A pinga é nova, mantém no seu aroma primário o cheiro da cana, mas apresenta certa irritação na narina, leve toque acético. O sabor é levemente adocicado, acidez presente, o final se tem a sensação de queimar na boca.

Essa cachaça foi um presente da amiga Lene.



CÂMARA, Marcelo. Cachaça: prazer brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

NOVO, Manoel Agostinho Lima. Viagem ao mundo da cachaça. São Paulo: NewBook, 2011.





Foto: Cavic