quarta-feira, 6 de julho de 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CEVANDO...

Estarei usando o termo “cevando” quando for relatar algum conteúdo que envolva a bebida fermentada mais consumida no planeta, a Cerveja.

No mês passado desenvolvi uma receita para participar de um concurso que leva o nome Desafio do Chef, do caderno bom gourmet do jornal Gazeta do Povo. O tema do concurso era carnes brancas, das receitas que foram enviadas cinco foram selecionadas. Os cinco participantes selecionados foram executar as suas receitas diante do chef Bressanelli que escolheu duas receitas. Esse concurso teve uma matéria vinculada na Ó tv, programa Ó gourmet.


Frango caipira na cerveja weizenbock


Participei com uma receita que leva a cerveja weizenbock com frango caipira. As características dessa cerveja de origem alemã é a presença do álcool chegando a um volume de 6,5 a 8%, aroma de especiarias e o sabor do malte que influencia na cor escura da bebida. Nesta receita foi utilizada a cerveja Eisenbahn Weizenbock, produzida em Blumenau (SC).


Confira a receita:


Frango Caipira na cerveja Weizenbock

Ingredientes


1 frango caipira cortado em pedaços;

12 cebolas pequenas inteiras sem casca (cebolas de conserva);

100g de bacon cortado em cubos médios;

7 cenouras pequenas cortadas ao meio;

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

700 ml de cerveja weizenbock;

2 colheres de sopa de manteiga;

3 colheres de sopa de mostarda escura;

2 limões;

1 cabeça de alho;

1 pimenta vermelha sem sementes;

sal a gosto.


Preparo



Temperar o frango com sal, suco de dois limões e mostarda, deixar na geladeira marinando por pelo menos uma hora antes.

Aquecer o azeite, na mesma panela dourar as cebolas e reservar, dourar as cenouras e reservar, dourar o bacon e reservar, dourar o frango. Quando o frango estiver dourado adicionar a cerveja, a manteiga, o bacon e cozinhar.

Após cozinhar 20minutos adicionar as cebolas e a pimenta picadinha, mais 10 minutos de cozimento adicionar o alho, o ideal é que o alho esteja cortado nas extremidades para soltar o sabor no caldo. Quando o frango estive quase cozido acrescentar as cenouras.

Caso seja necessário adicionar água no cozimento até que a carne fique macia.