sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PADRÕES E IDENTIDADE DA CACHAÇA

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os padrões técnicos da cachaça, estas informações fazem parte do Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade para Aguardente de Cana e para Cachaça.


Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol
(trinta e oito por cento em volume) a 54% vol(cinqüenta e quatro por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-deaçúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.


Cachaça Envelhecida: É a bebida que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um)ano.
Cachaça Premium: É a bebida que contém 100% (cem por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1(um) ano.
Cachaça Extra Premium: É a bebida envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.
Poderá ser associada à marca a expressão prata, ou clássica ou tradicional para os produtos que forem ou não armazenados em recipientes de madeira e que não agreguem cor a bebida.


Fonte: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=12386


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Relato de um alcoólatra na fila de espera para exames médicos.




Ilustração: Cavic