domingo, 12 de outubro de 2008

cachaça SALMO XXIII

"Meu caro Edney, eu conheci a Salmo XXIII alguns anos atrás, por um amigo meu, o Beto Scretas, que frequenta direto a cidade de Monte Alegre do Sul, que fica a umas 2 horas de São Paulo, quase divisa com o sul de Minas.

Monte Alegre tem muitos alambiques.

Pois o Beto me levou um dia lá na fazenda Salmo XXIII, pra tomar a cachaça do Edson Peres. Maravilhosa… Acho q é a melhor que eu já tomei (não vou perder tempo aqui tentando descrever, que eu não sou louco…). Mas é cheirosa, macia, saborosa, enche a gente de espírito.

Aí, era assim: chegava lá, ele logo botava um copo pra cada um, e muita conversa, e bota um queijinho (que ele também fazia lá), e conversa, e bota outro copo, e mais um tira gosto, e no meio disso tudo ele ia contando como é que ele fazia a cachaça.

Eu sou leigo, não entendo bem o processo, mas descrevendo leigamente, começa que a fazenda dele fica num altiplano, já imaginou? Vc sai da estrada, pega uma estradinha de terra e vai subindo, subindo, subindo… Chega lá em cima, tem um valezinho, a fazenda é ali. Pois não é só a pinga que é feita ali. A cana também é plantada ali. E fermentada ali. Ele falava que era fermentada no ananás, que é um abacaxi do mato (que ele tinha ali também). Depois, passava por aquele processo todo, no alambique que ele limpava muito bem pra ela descer macia e saudável, e ele botava pra descansar por um tempo nas "cartolas", como ele chamava aqueles barrilzões de carvalho que ficavam numa espécie dum porão úmido e escuro. E ela só ia sair de lá da fazenda na mão de quem comprasse (ou na goela de quem tomasse...), já que ele não vendia no atacado. O Edson era escultor, então eu acho que de um certo modo ele esculpia cada safra, cada garrafa de Salmo… E vendia de uma em uma pra quem fosse lá. E provasse. E conversasse.

Agora em setembro ele morreu. Que triste… Eu estava lá, casualmente. A minha tristeza, além de ser pela pessoa, pelo bom papo, pela boa pinga, é porque quando morre um cara desses, que meio que é um guerilheiro-artesão-inventor, morre também um pouquinho duma maneira de se ver o mundo. Uma maneira pacífica, pessoal, que resiste, temperando força e marotice com talento e utopia, a essa vida medíocre que a pressa e a pressão tentam impor às gentes. Quando morre um cara desses, morre um pouquinho do espírito que dá valor a esse valor precioso que é o tempo. O tempo que leva pra fazer uma pinga com espírito. E o tempo que leva pra beber tal pinga com espírito.

O tempo preciso pruma coisa criar sabor.

Pois agora, como se diz no futebol, é levantar a cabeça e partir pra próxima. Porque, como acontece em toda boa história de quem detém um segredo sagrado, como o Edson, sempre tem alguém ao redor bebendo (oops…) a palavra sagrada. E corre a lenda que o filho dele conhece o caminho das pedras pra fazer a Salmo, timtim por timtim…

Que Deus abençoe o garoto e lhe guie o caminho, porque o mundo não pode ficar sem espírito…"

abração
Mauricio Pereira
http://www.mauriciopereira.com.br
http://www.myspace.com/mauriciopereira
http://br.youtube.com/user/mug5599


PS - pra complementar o meu relato, adiciono aqui o texto do Salmo XXIII, que é pra a gente sentir melhor essa pinga, e o texto e o mp3 duma canção minha que fala sobre gentes como o Edson Peres, chamada "Inventor Brasileiro", que é pra a gente honrar um sujeito desses.

3 comentários:

Mi Rodrigues disse...

Boa noite Mauricio, me chamo Michele e hoje sou a atual namorada do Ramsés, filho do Édson ( que por falta de sorte não o conheci, digo sorte, pois assim como você todos que o conheceu e puderam passar alguns momentos ao seu lado hoje pode dizer o quanto especial era). Ao ler seu relato me emocionei muito, mais uma vez puder constatar a pessoa encantadora e admirável que foi á muitos. Sei que onde estiver, estará feliz por saber que pessoas como você hoje sentem sua ausência e tentam expressar isso com tão belas palavras...mas também deve estar feliz por ter constituido uma família adorável junto a Mila, e que hoje estou conhecendo e admirando cada vez mais...chegou sua hora, e teve que partir, porém acredito que neste exato momento e sempre estará os iluminando... desejo do fundo do meu coração que com fé em Deus tenhão forças para continuarem "o caminho das pedras..."
Mauricio obrigada por este relato, onde se mostra o verdadeiro valor do ser humano,... e o pouco que sei sobre o Édson é exatamente isso, uma pessoa maravilhosa que teve uma linda vida, apesar de curta...

Unknown disse...

boa noite. tentei contato antes pois nao consegui, tambem sou primo de 2 grau de edson e realmente ele era isto mesmo apesar de pouco contato, porem quando era feito era suficiente para transmitir uma paz espiritual e boas gargalhadas pois ele era muito tranquilo deve ter puxado da tia cida e um otimo escultor nao deu tempo para se falarmos antes de seu falecimento e tampouco tempo tambem seu irmao veio a falecer. uma tristeza para a familia,porem com certeza devem estar em um otimo lugar. moro em bragança paulista. familia carriao/terribile. saudades.

Unknown disse...

tive o prazer de conhecer a Salmo xxiii numa reuniao em jacana em um grupo de amigos se se reuniam 1 vez ao ano ao chegar o grupo formado perguntei ao Paulo Porto de onde e esta cachaca nota 10 me disse onde e la cheguei conheci O Escultor Edson gente acima de qualquer suspeita ai tudo que ja falaram e ainda soube que Ana Maria Braga la esteve isso foi em 2005 obrigado Edsom