quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MAIS UMA DOSE




A Seleta, garrafa de 600 ml, lote 168, 21/07/2008, fabricada e engarrafada por Seleta e Boazinha, Indústria e Comércio, Importação e Exportação LTDA, Salinas, MG. É uma das cachaças mais vendida no Brasil, claro que isso não esta relacionado a qualidade, assim como um best-seller não é sinônimo de qualidade. A pinga é armazenada por 2 anos em tonéis de umburana, a graduação alcoólica é de 42%.
O rótulo tem em destaque uma espécie de brasão, o aroma vai de encontro à madeira, etílico, baunilha. O gosto acentuado da madeira, final não muito agradável, pois a umburana é uma madeira muito agressiva, interfere muito no sabor.
A pinga é estandardizada, isso quer dizer que durante a produção é comprado pingas de outros produtores e misturado para chegar a um padrão, alguns apreciadores condenam essa atitude que interfere na qualidade da bebida.
“Um processo muito comum nas grandes plantas industriais é a estandardização, que consiste na mistura de diversas aguardentes compradas de diferentes produtores. Essa mistura será equalizada, uniformizada, através de retificadores, sob comando e controle informatizados, que darão não apenas um padrão àquela aguardente, àquela marca, como também enquadrarão os componentes químicos da bebida nos parâmetros e limites estabelecidos na legislação (graduação alcoólica, cobre, acidez, aldeídos, álcoois superiores,furfural, ésteres, presença ou não de álcool metílico, o metanol, etc.)”.
Fonte: CÂMARA, Marcelo. Cachaça – Prazer Brasileiro. Mauad, Rio de Janeiro, 2004.
Junto com a cachaça foi saboreado um paieiro, fumo de corda mineiro: Veneza, um cheiro muito bom, sabor razoável.
A cachaça Seleta tem um preço em torno de R$ 15,00.
Essa pinga foi um presente do amigo Carlos Lopes.


Valeu Carlos!





2 comentários:

Marco A. Koch disse...

Vale lembrar que o processo de estandartização é o procedimento padrão na produção de Blended Wiskhy. É claro que Pinga não é Wiskhy, cada produção tem suas particularidades. Mas meu ponto é que é absolutamente possível obter uma bebida saborosa e de qualidade por estandartização, e condenar o processo em si é uma visao estreita das possibilidades sensorias que pode-se obter com a cachaça.
Se a Seleta é boa ou não, aí é uma outra história...

edney CAVIC disse...

Salve Marco...

é...tem razão, mas a pinga é uma outra bebida com características próprias, o uísque tem as suas, são direrentes, e não é bom dar um tratamento para pinga igual a uma bebida de fora, temos que prestigiar ela como uma bebida totalmente brasileira, não tentar ter um blend ou envelhecer em um tonel com madeira européia, temos tanta madeira boa para envelhecer nossas pingas.
A estandardização que acho como errado, é o fato de comprar pingas de outros produtores e misturar, envelhecer e comercializar, pois se torna difícil de manter uma qualidade.

Grande abraço!