sábado, 3 de outubro de 2009

Certificação da Geribita

O destilado mais vendido no Brasil cada vez mais esta alcançando novas fronteiras, a cachaça artesanal, a de qualidade, esta tendo uma maior procura, e decorrente disso critérios foram definidos envolvendo associações, institutos e governo federal em certificar a nossa cachaça.
Para ter certificação, o produtor de cachaça terá que ser avaliado envolvendo desde a matéria-prima, instalações, equipamentos, produtos, funcionários...para ter o aval do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). Além disso envolve licença ambiental, registro no Ministério da Agricultura dentre outras coisas.
Mais alguns critérios referente a certificação: seleção da cana, fertilizantes e defensivos agrícola devem ser aprovados pela legislação e não poluentes, moagem da cana após 48 horas da colheita, bom funcionamento das moendas, dornas de fermentação de aço carbono ou aço inoxidável, após a destilação a pinga divide-se em três partes onde se deve utilizar apenas a do meio (coração), após o engarrafamento os rótulos devem atender a legislação vigente, cuidado com os resíduos, grau alcoólico 38 a 48%, cobre máximo 5 mg. L...
Para o produtor não é tarefa fácil, mas a certificação vem a valorizar o produto, agregando valor a marca, qualidade, aceitação do consumidor e espaço no mercado mais exigente.
Para saber mais:
http://www.ibrac.net/



Homem rural
Cavic

Nenhum comentário: