domingo, 24 de outubro de 2010

Um gole pro santo...




A cachaça esta presente em algumas religiões afro-brasileiras fazendo parte de rituais para homenagear as divindades. Já na religião católica os apreciadores da Cagibrina tem o seu santo protetor, São Benedito. Como argumenta Atenéia Feijó e Engels Maciel no livro Cachaça artesanal, do alambique à mesa: “Queiram ou não, a cachaça faz parte da cultura, da história e da religião do país. Pois então, nos festejos juninos e romarias ela nunca foi reprovada pelos santos...E para sua informação, antes mesmo de Nossa Senhora Aparecida ser consagrada padroeira do Brasil, São Benedito já era o padroeiro da cachaça nacional”.
O costume de dar um gole de pinga para o santo faz parte de um ritual que tem sua origem vinda dos gregos, como explica o jornalista Edson Borges: "O gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura".
Sobre o santo protetor São Benedito, Borges faz um relato relacionado ao Brasil colônia... ”essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia".


Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1866826-EI8402,00.html





Foto: Cavic

6 comentários:

ramirodachapada disse...

O Costume de dar uma pro santo aqui na Bahia, está relacionado com a figura de Exú, aquele que come e bebe primeiro no candomblé, é costume darmos antes de bebermos um pouco do "otim" ou "cachaça" para essa entidade o saudando "Laroyê"

edney CAVIC disse...

Salve Ramiro...

fico grato por essa informação.


Valeu!

Anônimo disse...

Só te faço uma pergunta: será que Deus aprova isso?
Nenhum padroeiro, sábio, "santo", filosofo etc. Pode anular a palavra de Deus. Só Jesus salva e mais ninguém. O SENHOR não aprova essa heresia, Ele disse "sedes santos porque eu sou santo", um servo de Deus que se preze não cai nessa conversa fiada.

edney CAVIC disse...

Salve...

Vivemos em um ambiente social heterogêneo, as crenças e os costumes devem ser respeitados independentemente dos conceitos religiosos de cada um.

Grato

Anônimo disse...

Olá, tenho uma pergunta, e qm não der um gole pro Santo oq acontece?

Anônimo disse...

Boa tarde,

Isso é apenas uma crença! O mundo é repleto de diferentes culturas e sociedades, se para vários isso não faz efeito para outros faz (de uma forma cultural ou psicológica), entretanto por mais que cada um tenha a sua verdade ou sua mentira, o sentimento universal que devemos ter uns pelos outros é o RESPEITO.