domingo, 17 de julho de 2016

Fermentação na Cachaça


A fermentação é considerada por alguns como a parte mais importante do processo de produção da cachaça. Tem  produtores que são fiéis ao fermento natural, também chamado de fermento caipira, normalmente é usado uma proporção de fubá, farelo de arroz, cana e garapa. A partir dessa mistura os microrganismos presentes irão dar início ao processo de fermentação.
Além do fermento caipira também é utilizado o fermento com leveduras selecionadas, são linhagens com maior resistência favorecendo o processo de fermentação. 

 Levedura para produção de cachaça
  
No processo fermentativo o controle da temperatura é fundamental, o ideal é de 28° a 30°C. Quando finaliza a fermentação se tem o vinho de cana que vai para destilação, uma das características marcante é quando o “vinho” esta limpo, sinal que já acabou a fermentação e a decantação, quanto mais rápido for esse procedimento (decantação) menor a chance de ocorrer uma fermentação acética que pode aumentar a acidez da cachaça.

“O aroma agradável e frutado do mosto durante a fermentação provém da intensa liberação de gás carbônico e dos componentes secundários, álcoois superiores, aldeídos, ácidos e outros. Os acidentes de fermentação decorrem, principalmente, de infecções por bactérias indesejáveis (RIBEIRO,2002, p.87)”.



Confiram esse vídeo sobre a levedura na produção de Cachaça:







 
RIBEIRO, José carlos G. M. Fabricação artesanal da cachaça mineira. Ed. O Lutador, Belo Horinzonte, 2002.


Nenhum comentário: