domingo, 12 de junho de 2011

Cachacier é o Cacete!


Brasil, ainda somos colônia!?

O estrangeirismo esta presente na nossa língua e cultura, vemos que em algumas situações isso é exposto de forma exagerada. As pessoas gostam de usar termos envolvendo uma linguagem estrangeira, acreditam que estão sendo cultas ou que isso traga certo prestígio. Vejo que não passa de expressões inúteis que cada vez mais é absorvida por indivíduos que não valorizam a sua cultura local buscando um vocabulário ou mesmo costumes relacionados ao jeito de viver dos norte-americanos e de outros países europeus.

O pesquisador e degustador de cachaça Marcelo Câmara ao desenvolver um curso de Formação Básica de Degustador de Cachaça – Amador e Profissional na cidade do Rio de Janeiro teve uma matéria publicada na Folha edição 09/06/2011 onde foi usado o termo “cachacier” para definir o “degustador de cachaças”. Devido a esse estrangeirismo exacerbado escreveu uma carta a Folha de SP a tal publicação.

Confiram um trecho do texto:

A expressão canhestra não denomina, não denota, não expressa, nem ao menos sugere conotação com o trabalho do Degustador de Cachaças. Nada significa. Com ela, alguns querem substituir, também, as palavras “Cachaçólogo” (estudioso, pesquisar da cachaça) e “Pingófilo” (bebedor e amante da boa pinga), palavra que criei há vinte anos. Trata-se de mais um mimetismo tolo e burro, um macaquismo irracional, descabido, um modismo vazio, que, desgraçadamente, tem fascinado alguns editores e povoado certa mídia superficial, capenga e precipitada, da qual a Folha não faz parte. O texto chama a mim e aos participantes do Curso de “cachaciers”, uma das asneiras anuladas durante o Curso. Eu rechaço: “Cachacier é o cacete!”. A reportagem, por esta e outras invenções e desvios, é torta e infiel, desastrosa para quem ama de verdade e promove com seriedade a bebida brasileira. Não reportou os fatos do Curso, nem, ao menos, o seu espírito. Contraria e desmente idéias, a linguagem e propostas expostas por mim e, manifestamente, assumidas pelos participantes do evento. E tenta ocultar e reduzir, no mínimo ironizar, todo o meu pensamento sobre a atividade amadora e profissional do Degustador de Cachaças e sobre a bebida brasileira, trabalho que desenvolvo, consciente e responsavelmente, há mais de quarenta anos. Em síntese: quase tudo que foi publicado nada tem a ver com o que realmente aconteceu em Ipanema”.

Marcelo Câmara



Fotos: Cavic

11 comentários:

Um brasileiro disse...

oi. estive por aqui. gostei. muito interessante.apareça por la. abraços.

Anônimo disse...

BIRITERIER É O TERMO CORRETO, POW!!!!!

edney CAVIC disse...

Salve Joel...biriterier, essa é nova.

Valeu!

Branco Leone disse...

Adorei a surra de pau que a Folha levou. O Câmara foi preciso como poucos, e a situação merecia.
Dou meus palpites no cardápio de cachaças do bar Filial (SP) e este ano fui jurado do ranking de cachaças da Playboy, que deve sair na edição de julho/11.
Gostaria de pedir autorização ao Marcelo Câmara para usar esse texto em minha "cruzada". Você teria um contato dele?
abraço e saúde!

edney CAVIC disse...

Salve Branco...

valeu a visita, olha o e-mail do Marcelo Câmara, ilhaverde@ilhaverde.net , ele mandou um recado para você. Confira:

"Informe a ele que, depois que eu fui apunhado, mais uma vez, em 2005 pela Playboy e destruí o pseudo-ranking em 2006, eles, por graça do Bom Deus, me deixaram em paz, deixaram de me procurar. O grupo Abril é uma quadrilha editorial, criminosa e impune. Tenho quinhentas histórias sobre o banditismo que impera na editora dos Civitta. Conheço-os desde a década de 1960. Por dentro e por fora. Diga ao Branco para tomar cuidado com eles. São desonestos, mentirosos, dissimulados".

Agostinho disse...

Acho que deveriam ter um pouco mais de respeito aos meios de comunicação, à Revista Playboy e aos 'CACHACIERES", (sim, cachacier é um nome oficial e que bem designa o profissional que conhece e degusta cachaças) que atuaram como jurados, são todas pessoas sérias e profissionais.
Quer conhecer melhor a nossa bebida cachaça? vá ao site: www.mundodacachaca.com

edney CAVIC disse...

Salve Agostinho...

Sobre a revista Playboy e seu ranking de cachaças, tem um comentário aqui referente a opinião do Marcelo Câmara, mas observando o ranking 2011 vejo que algumas cachaças não deveriam nem estar participando de tal classificação pois apresentam uma qualidade duvidosa para ser consideradas as 20 melhores. Em relação ao termo “cachacier”, a minha opinião é o que esta postado no blog, trata-se de um exagero, uma falta de criatividade, algo relacionado a um país que mantem uma postura de colônia. Agradeço seu comentário e a divulgação de seu site.

Agostinho disse...

Obrigado Edney CAVIC.

Tres assuntos: Primeiro, concordo que algumas cachaças premiadas no ranking e nem ao menos compraria, porém, como bem sabe alguns quesitos numa analise sensorial são hedonicas e por isto, a imagem dos jurados podem representar uma tendencia normal, nao necessariamente a sua ou a minha preferencia. Por isto, não acho justo questioná-lo. Segundo: li o Marcelo comentou, respeito os conhecimentos dele (sou, a propósito, membro da Confraria de Cachaça Copo Furado que o Marcelo fundou e que existe até hoje com grande nome no mercado de cachaça) porem, acho que ele foi, com todo respeito, agressivo aos jurados da PlayBoy, todos nossos comuns amigos, dele e meu. Terceiro: Obrigado pela visita ao site nele semanalmente vc terá informações didaticas e novidades sobre a cachaça. Aliás para seu conhecimento agora em agosto sairá o meu livro VIAGEM AO MUNDO DA CACHAÇA.

edney CAVIC disse...

Salve Agostinho...

Bom comentário, o mundo das bebidas tem dessas "coisas"...
Sobre o seu livro, manda a imagem e informações sobre ele que estarei postando no mídauma, olha o meu e-mail: cavic500mg@hotmail.com


Valeu!

Mauricio Maia disse...

Olá Edney, desculpe-me a agressividade mas acho essa discussão tacanha e infundada e só atrapalha os esforços de todos nós para difundir a cultura e o consumo da cachaça.
Se o profissional é um cachaçólogo, cachacista, cachaceiro, cachacier ou sommelier de cachaças, tanto faz, cada um veste o uniforme que deseja. O importante é que todos falem e difundam a boa bebida. É muito preconceito julgar um profissional pelo rótulo e não pelo conteúdo, igual se costuma fazer com a cachaça.
Quanto ao ranking da Playboy, falta compreender um pouco mais seu espírito. Hoje,com mais de 4.000 marcas registradas, como eleger 20 marcas quando menos de 5% chegam aos grandes mercados consumidores?
Produzir uma grande cachaça não se resume somente a fazer um bom líquido, temos a embalagem, o rótulo, o nome, até o marketing e principalmente a distribuição.
Como ser eleita uma das melhores do país se não conseguimos chegar a um raio de 300 km de nosso alambique?
São estes fatores adicionais que fazem com que uma cachaça, além de boa, seja incluída em um ranking, uma vez que as citações de cada jurado são espontâneas.
É preciso ter flexibilidade e entender os esforços de cada um. Concordando ou não.
Abraço,
Mauricio Maia.

edney CAVIC disse...

Saudações Mauricio Maia...

relatou muito bem...concordo, mas em relação ao termo Cachacier mantenho a minha opinião.

Abraço

Obrigado